Click here

PROJETO RECUPEROU 700 NASCENTES DA BACIA DO ONÇA

PROJETO RECUPEROU 700 NASCENTES DA BACIA DO ONÇA

O Projeto Hidroambiental “Valorização de Nascentes Urbanas”, implementado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça mapeou e elaborou o diagnóstico de 607 nascentes na Sub-bacia de contribuição direta do Ribeirão Onça; Sub-bacia do Ribeirão Isidoro e Sub-bacia do Córrego Vilarinho, com o registro das suas principais características. Realizou-se, o cadastramento de cuidadores de nascentes, atividades de educação ambiental, comunicação social e de sensibilização junto à comunidade envolvida no projeto. Por fim, foi apresentado os procedimentos relativos aos estudos realizados e as ações necessárias por meio de um Plano de Ação contemplando 60 nascentes, 30 na bacia do Ribeirão Arrudas e 30 na bacia do Ribeirão Onça.

Procurou-se fomentar a participação ativa das lideranças comunitárias e estimular o envolvimento dos moradores no processo. Entende-se que a discussão sobre preservação das nascentes é também sobre requalificação da bacia hidrográfica e melhoria da qualidade de vida dos que ali habitam. Logo, todas as ações do projeto buscaram estimular a troca de experiências, além de potencializar o engajamento e autonomia de toda a comunidade, com a finalidade de promover a corresponsabilização e o empoderamento para os cuidados cotidianos com as nascentes da região.

Também foram previstas ações de mobilização social e educação ambiental, incluindo a realização de Seminários Iniciais, Cursos de Sensibilização Ambiental, Simpósio da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, Capacitação para o Plano de Manejo Comunitário e Seminário Final; bem como a realização de intervenções, tais como o plantio de 500 mudas nativas, construção de carca e instalação de placas de identificação do projeto e informativas, além do cadastro e caracterização de 607 nascentes.

Esse projeto hidroambiental encontrou-se alinhado com as ações do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CONSÓRCIO ECOPLAN/SKILL, 2015), contribuindo para a melhoria das condições ambientais, para a conservação e recuperação de sistemas hídricos de nascentes e para a implementação de educação ambiental, comunicação e mobilização social na Unidade Territorial Estratégica Ribeirão Onça.

A metodologia empregada na elaboração do diagnóstico de nascentes urbanas na bacia hidrográfica do Ribeirão Onça, em Belo Horizonte/MG, teve como base os preceitos e procedimentos metodológicos apresentados no TDR (termo de referência) do projeto. Esses procedimentos foram divididos por etapas, visando facilitar o entendimento da construção da caracterização das nascentes e sua tipologia, e assim, balizar a elaboração do diagnóstico completo constando informações das 607 nascentes cadastradas.

Ainda, houve um trabalho importante no projeto, na identificação de “cuidadores de nascentes”, que no entendimento do CBH Rio das Velhas e do SCBH Ribeirão Onça são pessoas que protegem voluntariamente um bem público, contribuindo diretamente para a melhoria da quantidade e da qualidade da água (AGÊNCIA PEIXE VIVO, 2016b). Essa identificação de cuidadores requisitou o envolvimento da equipe de mobilização socioambiental na construção do planejamento do trabalho de campo. O objetivo foi estreitar a relação que esses indivíduos possuem com as nascentes, os incentivando a adoção de ações de conservação e gerando insumos que contribuam para a apropriação social por parte da população local.



Nos ajude te conhecer melhor
Queremos conhecer melhor o seu perfil para oferecemos um conteúdo mais personalizado.