Os serviços de saneamento básico no Brasil ainda são muito precários. Dados do Ranking da Universalização do Saneamento 2019, divulgados pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), apontam que 47,6% da população brasileira ainda não tem acesso à coleta de esgoto. A responsabilidade pelos serviços de saneamento é dividida entre as três esferas de poder. A União institui as políticas nacionais e disponibiliza recursos para serem investidos em saneamento básico enquanto os estados e municípios atuam na prestação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos gerados, por meio de concessões.
Atualmente, 94% dos municípios brasileiros têm a administração da gestão de saneamento realizada por autarquias estatais ou municipais, que muitas vezes alegam falta de recursos para garantir a universalização dos serviços que está prevista no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) para 2023. Em geral os serviços de abastecimento de água sofrem com grande volume de perdas por deficiências na manutenção das redes de distribuição. Em relação ao esgoto há, além da timidez de investimentos na construção de redes coletoras e de estações de tratamento, uma resistência da população em aderir aos sistemas de saneamento.
O setor está entrando numa fase de mudança com a sanção do Marco Legal do Saneamento Básico para todo o país, viabilizando a injeção de mais investimentos privados nos serviços de saneamento. Atualmente, em 94% das cidades brasileiras o serviço de saneamento é prestado por empresas estatais que firmavam termos de parceria diretamente com os municípios. A nova lei determina a obrigatoriedade de abertura de licitação para a concessão dos serviços com concorrência entre prestadores de serviço públicos e privados.
Sempre se antecipando às necessidades dos seus clientes, a NMC Projetos e Consultoria desenvolveu uma metodologia de cadastro georreferenciado para identificação de perdas comerciais de água para as concessionárias do serviço de abastecimento hídrico, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), cliente regular da empresa.
A metodologia da NMC utiliza fotografia aérea de alta precisão com projeção tridimensional para detectar em cada unidade imobiliária a área construída dos imóveis e definir a categoria, com base na presença de estruturas externas relacionadas ao consumo de água como piscinas, depósitos e áreas de hortas ou jardins.
Sobre essa base georreferenciada são acrescentadas as informações do cadastro comercial da concessionária do serviço de fornecimento de água. Com o cruzamento de todos esses dados, a NMC utilizou um sistema algorítmico para desenvolver um modelo econométrico que permite calcular uma média de consumo de água por tipos pré-definidos de imóveis. Por fim, com base nesse modelo é possível perceber incongruências de consumo e detectar onde ocorre maiores perdas de água, possibilitando selecionar usuários passíveis de fraudes e desatualização cadastral remotamente.
Esse projeto, chamado de “Geoinformação e Inteligência de Dados a Serviço da Recuperação de Perdas Comerciais de Água”, foi premiado na categoria Geo & Drones no Mapeamento e Cadastro da maior feira de geotecnologias da América Latina, MundoGEO Connect e DroneShow 2019, realizada em São Paulo.
A NMC pode ainda desenvolver o cadastramento georreferenciado das redes de água e esgoto, instalação de medidores em pontos determinados e gestão dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto, além da demarcação de áreas de preservação ambiental, nascentes, mananciais e áreas de servidão. Assim é possível detectar as perdas reais, que acontecem no processo de distribuição, como vazamentos, e as perdas aparentes, quando o volume de água utilizado pelo consumidor final não é computado ou é medido para menos.
A NMC Projetos e Consultoria atua, desde sua origem, na área de saneamento básico, seja como componente do Trabalho Técnico Social executando educação ambiental e sanitária, ou prestando serviços para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico ou atendendo diretamente a empresas concessionárias desses serviços, como a COPASA. A experiência de campo e a constatação das dificuldades encontradas pelo setor fez a empresa investir em soluções tecnológicas para combater as perdas comerciais de água e aumentar a eficiência na prestação dos serviços, incluindo novas adesões ao sistema de esgotamento sanitário.
Por outro lado, a empresa também desenvolveu uma metodologia bem-sucedida de educação ambiental e sanitária para atuar visando a mudança de cultura da população que ainda resiste a utilizar da forma adequada o sistema de saneamento básico por desconhecimento dos benefícios advindos, como redução de doenças, valorização dos imóveis e melhoria do meio ambiente.
A NMC também possui grande expertise em mobilização socioambiental com o objetivo de conscientizar e auxiliar moradores a regularizarem e integrarem suas moradias ao Sistema de Saneamento Básico. Para esse tipo de solução, a NMC desenvolveu uma metodologia que inclui educação sanitária e ambiental, mobilização social para adesão aos serviços de esgotamento sanitário e adimplência do pagamento das contas, pesquisa para coleta de dados e alimentação de sistema integrado de gestão, visitas de campo para análises técnicas e elaboração da base cartográfica georreferenciada.
A mobilização socioambiental necessária inclui identificação e mapeamento de lideranças locais para garantir a entrada dos técnicos nas áreas de maior vulnerabilidade social. A abordagem inclui ações de educação ambiental por meio de intervenções artísticas, recreativas e lúdicas com propósito de reunir os moradores em torno das discussões sobre a promoção da saúde por meio de ações simples como ligar-se à rede de esgotos, coletar corretamente o lixo doméstico, entre outros.
Na visita de campo faz-se o teste de esgotamento, reconhecimento da rede e classificação do imóvel em relação ao sistema de esgotamento que se divide em três categorias: “factíveis de esgoto” para situações em que o imóvel se situa em área atendida com rede coletora de esgoto, mas não há ligação e interligação; “potenciais de esgoto”, como os domicílios que não apresentam rede de esgoto disponível para ligação na via pública; e os reais, que já estão interligados ao sistema. Por fim são apresentadas soluções individualizadas para a interligação do cliente à rede de esgoto.
A ameaça global da escassez de água potável tornou o trabalho de Gestão de Recursos Hídricos essencial em todos os níveis da sociedade, do setor privado, passando pelos governos e organizações sociais. Todos devem ter responsabilidade com esse recurso esgotável e imprescindível à vida humana.
A NMC é experiente na realização de todas as ações relacionadas à regulação do uso, controle e proteção dos recursos hídricos, em conformidade com a legislação e normas pertinentes. Já executou vários projetos e atividades com o objetivo de promover a recuperação e a preservação da qualidade e quantidade dos recursos de bacias hidrográficas e recuperação e preservação de nascentes, mananciais e cursos d’água em áreas urbanas. Outras ações já realizadas pela empresa foram elaboração de planos de manejo de recursos hídricos e de recomposição de vegetação ciliar e formação de cuidadores de áreas de proteção ambiental.
Um dos mais destacados trabalhos realizados pela NMC nessa área foi o cadastramento de 607 nascentes, com coordenadas geográficas para localização e indicação das condições, função ou uso e grau de proteção ambiental de cada fonte de água cadastrada, para o CBH Rio das Velhas.
Cada projeto e consultoria é personalizada a sua necessidade.